domingo, 29 de maio de 2011

Uberaba (MG), a terra dos dinossauros no Brasil

Além de ser a capital do zebu no país, e centro de renome internacional dessa raça -- o zebu é um gado bovino originário da Índia, que inclui diversas raças como o gir, o guzerate (ou guzerá), o sindi, o nelore, etc -- a minha querida cidade natal de Uberaba (MG) é considerada também a capital dos dinossauros, devido aos inúmeros fósseis desses animais encontrados em seu bairro de Peirópolis.

Em janeiro deste ano foi encontrada em Peirópolis, um bairro de Uberaba, uma parte do fêmur do Uberabatitan riberoi, o maior titanossauro do Brasil, e na semana de 27 de maio foi encontrada outra parte do fêmur desse gigantesco animal (que era herbívoro e devia medir 15 m ou mais de comprimento), que se estima tenha vivido há cerca de 70 milhões de anos. "Outras partes do fóssil já foram encontradas no mesmo nível de escavação. Já as fotos que revelam as novas descobertas deverão ser publicadas até terça-feira, dia 31", diz o paleontólogo Luiz Carlos Ribeiro Borges, diretor do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price localizado em Peirópolis. No mesmo local foram encontrados dentes de dinossauro carnívoro, fósseis de tartarugas e outros, o que parece indicar a existência de outro grupo de animais. As escavações começaram em 2005 e aos poucos vêm mostrando resultados positivos.

A réplica do Uberabatitan, que é um dos maiores fósseis já encontrados no mundo (ver fotos abaixo), é resultado de mais de três anos de escavações e 300 toneladas de pedras removidas. "Todo o trabalho, até a montagem da réplica, foi realizado exclusivamente pelo pessoal do nosso Centro Paleontológico. A descoberta consolidou Uberaba como a maior cidade brasileira em pesquisa paleontológica", diz Luiz Carlos. A descoberta do Uberatitan está descrita no volume 51, n˚ 4, págs. 881-901, de julho de 2008 da prestigiosa revista Palaentology, da editora Wiley.
Vista aérea de Peirópolis (foto de divulgação).
Detalhe da reprodução de dinossauro vista na foto aérea acima.
Visão posterior da reprodução de dinossauro vista na foto aérea acima.
Réplica do Uberatitan riberoi, montada e exposta no Centro Paleontológico localizado em Peirópolis, bairro de Uberaba.
Uma reprodução artística do que seria o Uberabatitan riberoi (Jornal de Uberaba).

Um comentário: