quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pilantragem no Governo e no Congresso

Anna Maria Buarque de Hollanda, ministra da Cultura, que só tem feito trapalhadas desde que assumiu o ministério (floi nomeada apenas por ser irmã de Chico Buarque, só pode ser, porque competência não demonstra nenhuma), foi apanhada em flagrante delito por receber diárias em fins de semana sem compromissos oficiais no Rio, cidade onde tem imóvel próprio, desde que assumiu o cargo em janeiro. Questionada, saiu-se com a desculpa safadinha de que ficava mais barato p'ro governo pagar-lhe as diárias do que comprar as passagens aéreas de ida e volta para Brasília -- ou seja, para ela ética é besteira, o que vale é a maquineta de calcular (leia mais). Agora, "a pedido" ou "por recomendação" da CGU-Controladoria Geral da União ela deverá devolver as diárias (leia aqui).

Dois outros ministros tiveram que devolver ontem (10/5) diárias recebidas em dias de folga em cidades onde têm imóvel próprio: o ministro das Comunicações Paulo Bernardo (PT-PR) e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence (PT-BA) -- a meu ver, o fato de ambos pertencerem ao PT explica e justifica seus comportamentos. Leia mais.

José Genoino (PT-SP), indiciado no escândalo do mensalão, foi nomeado assessor especial do Ministério da Defesa e condecorado em 08/5/11 pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, com a Medalha da Vitória -- só um governo petista e um ministro de baixo perfil como Jobim podem dar a um ex-guerrilheiro uma medalha destinada a personalidades civis ou militares que tenham prestado serviços relevantes à Defesa nacional ... (Leia mais).

O governo de Lula, Nosso Pinóquio Acrobata, indicou e empossou como conselheiro da Itaipu Binacional João Vaccari Neto, tesoureiro do PT e indiciado por desvio de R$ 170 milhões de uma cooperativa -- ver aqui e também aqui.

No Congresso Nacional a pilantragem é ainda maior, principalmente no lado do linchamento da ética. No Senado, no recém-formado Conselho de Ética pelo menos 8 dos 15 empossados respondem a processos ou inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) -- entre eles estão Renan Calheiros (PMDB-AL), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Gim Argello (PTB-DF). Leia mais.

Na Câmara Federal, João Paulo Cunha (PT-SP), indiciado no escândalo do mensalão, foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça ... Leia mais.

Este blogue é muito diminuto para uma abordagem mais ampla de um tema superpovoado de exemplos como a pilantragem no Governo e no Congresso. Fica para mim cada vez mais patente que o grande culpado dessa esculhambação e dessa imoralidade é o eleitor, que usa o voto como usa um lenço descartável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário