domingo, 1 de maio de 2011

Música online, o novo campo de disputa entre Apple e Google

A disputa sobre a música na Internet se desenrolará também na computação em nuvem -- segundo a agência Reuters, a Apple, o Google, e também a Amazon pretendem mais e mais oferecer serviços musicais na nuvem, permitindo que eles sejam acessados não importa o aparelho que esteja conectado à Internet.

A Apple, criadora do iPod e do iPhone, deve assinar novas licenças com detentores de direitos musicais antes do lançamento de seu serviço online, segundo ainda a Reuters. A Apple não quis comentar, mas de acordo com sites especializados como CNet e All Things Digital ela estaria em condições de assinar acordos com pelo menos duas das quatro maiores empresas de discos, uma das quais é a Warner Music. O lançamento do serviço de música online pela Apple tem sido objeto recorrente de rumores, especialmente depois da compra por ela do site de música Lala.com.

A Amazon lançou no final de março um serviço de armazenamento e leitura de música online, chamado Cloud Driver, que pode ser acessado a partir de qualquer computador e de um telefone Android. Mal lançou esse serviço, a Amazon questionou fortemente a política de direitos autorais da gravadora Sony.

Há vários meses a imprensa especializada informa que também o Google deverá, proximamente, apresentar sua plataforma de música online. Segundo fontes consultadas pela Reuters, o Google estaria igualmente em negociação com detentores de direitos musicais -- ele recentemente investiu também em sites de acesso musical online recém-criados, como o PushLife e o Simplify Media. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário