domingo, 29 de maio de 2011

Meio-irmão de Barack Obama começa a sair do anonimato

O que muito pouca gente, ou quase ninguém, sabia começa lentamente a aparecer na mídia: a existência de Mark Ndesandjo, um meio-irmão de Barack Obama filho do pai deste com uma terceira esposa americana, Ruth Nidesand, que administra o jardim de infância Maduri da alta sociedade de Nairobi (capital do Quênia). Segundo o The Times/The Sunday Times, Obama se refere a ele simplesmente como "irmão"  -- o pai de ambos morreu em um acidente de carro em 1982. Ao contrário de Obama, que vive nas manchetes, Mark (45 anos) leva uma vida mais reclusa em Shenzen (8.912.300 habitantes, em 2009), considerada por muitos a mais cosmopolita das cidades chinesas, onde ensina piano em um orfanato , é casado com uma chinesa de cerca de 20 anos e possui uma empresa na Internet, a Worldnexus Ltd, que ajuda empresas chinesas a exportar para os EUA. Há, no entanto, uma série de controvérsias até sobre a existência real e legal de sua empresa.

Mark Ndesandjo, que fala chinês fluentemente, teve uma educação de ponta nos EUA, graduando-se na Brown University, obtendo mestrado em Física em Stanford e o MBA em Emory. Em suas memórias de 1995, Dreams from my Father (Sonhos de meu pai), Obama traça um retrato desapontador de seu meio-irmão -- relatando um almoço tenso entre eles, Obama menciona que Mark disse: "Em um dado momento decidi não pensar em quem meu pai era. Ele estava morto para mim, mesmo quando ainda vivia. Sabia que ele era um bêbado e que não se preocupava com a mulher e as crianças. Isto basta" -- o pai de Mark e Obama teve oito filhos em quatro casamentos. Perguntado se havia sido corretamente retratado no livro de Obama, Mark não respondeu.

Duas décadas depois desse encontro, a extensa e complexa família de Obama deve receber atenção mais detalhada quando o período eleitoral entrar em seus meses finais, depois das convenções dos partidos Democrata e Republicano. "É estranho que pouco se tenha escrito sobre sua família", disse o colunista Roger Cohen do The New York Times em março passado -- "se for indicado, Obama terá sua família examinada detalhadamente", acrescenta ele.

O site israelense Ynet  diz que "enquanto o presidente dos EUA Barack Obama estava ocupado, orquestrando o assassinato do líder terrorista Osama Bin Laden, seu meio-irmão Mark Ndesandjo se reconectava com suas raízes judías em sua primeira viagem a Israel". A viagem de Mark à Terra Santa foi mantida em segredo, por medo de que ele pudesse ser vítima de tentatriva de vingança pela morte de Bin Laden. Um dos seus principais motivos nessa viagem foi encontrar-se com o Grande Rabino asquenaze de Israel, Yona Metzger, para receber uma bênção e uma carta para sua mãe. Antes do fim da visita, Metzger disse que pediu a Mark para fazer "um grande favor ao povo judeu": tentar convencer Obama a libertar Jonathan Pollard, que cumpre prisão perpétua nos EUA desde que foi preso por espionar para Israel em 1986. Mark aceitou fazer esse esforço.
Mark Ndesandjo, o meio-irmão de Barack Obama (Daily Telegraph).
A esposa de Mark Ndesandjo (News China).
Mark Ndesandjo lecionando piano em um orfanato de Shenzen, China (Thomas Crampton).
Uma visão noturna da cidade chinesa de Shenzen, onde vive o meio-irmão de Barack Obama, Mark Ndesandjo (Wikipedia).
O Grande Rabino asquenaze de Israel, Yona Metzger (Ynet).

Nenhum comentário:

Postar um comentário