domingo, 29 de maio de 2011

Jornal argentino recebe prêmio "Liberdade de Imprensa" da Associação Nacional de Jornais, do Brasil

Justamente no momento em que nunca estiveram tão tensas as relações nossas com a Argentina, a Associação Nacional de Jornais (ANJ), do Brasil, acaba de contribuir conscientemente (e corretamente, a meu ver) para azedar um pouco mais esse ambiente conferindo ontem (27/5) o prêmio "Liberdade de Imprensa" ao jornal argentino Clarín, com sede em Buenos Aires -- acontece que esse jornal vem sofrendo enorme e sistemática pressão do governo de Cristina Kirchner, que tem cerceado por todas as maneiras possíveis sua liberdade de atuar, chegando inclusive a permitir, por omissão (sem nenhuma repressão policial), que piquetes de sindicalistas que apoiam o governo impedissem até a distribuição do jornal.

Em cerimônia solene, realizada no edifício do SupremoTribunal Federal em Brasília, a presidente da ANJ, Judith Brito, entregou o prêmio ao presidente do Grupo Clarín S.A. Héctor Magnetto e ao editor-geral do jornal, Ricardo Kirchbaum -- ela justificou a escolha lembrando que o Clarín simboliza os problemas que a imprensa argentina para exercer sua missão de fazer, da melhor forma, um jornalismo independente, de qualidade e não submisso a governos.

O lugar e a oportunidade da entrega não foram escolhidos por acaso, lembra o Clarín, pois o STF simboliza a "defesa do direito de ser informado"  como "um valor essencial" na construção de uma cultura democrática. O presidente do STF, Cezar Peluso, foi incisivo a esse respeito: "Não se deve subestimar a importância da liberdade de imprensa. Ela é um pilar institucional da democracia, tanto como a separação dos poderes e as eleições livres".

Héctor Magnetto disse que na Argentina, hoje, importam as conexões e influências políticas e jurídicas, “mas a história me ensinou que para fazer democracia é necessário ter justiça independente e imprensa livre, e esse prêmio de hoje tem a ver com esses requisito básico: a liberdade”. O editor-geral Ricardo Kirschbaum lembrou que receber o prêmio lhe deu orgulho, porque a indicação veio de jornalistas que vivenciaram a repressão promovida pelos regimes militares e lutaram pela liberdade de expressão, lembrando-se do Clarín neste momento.
 Héctor Magnetto, presidente do Grupo Clarín, recebe de Judith Brito, presidente da ANJ, e de Felipe Basile, o prêmio "Liberdade de Imprensa" tendo à sua esquerda na foto Ricardo Kirchbaum, editor-geral do jornal (Foto: Eraldo Peres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário