sábado, 7 de maio de 2011

França decide resgatar todos os corpos de vítimas do voo 447

A Gendarmerie National, a polícia militar da França, anunciou no início da noite desta sexta-feira, em Paris, que decidiu resgatar todos os corpos de vítimas do voo AF-447, acidentado no oceano Atlântico em 31 de maio de 2009. A opção por trazer os passageiros e tripulantes à superfície foi tomada depois que um segundo corpo foi recuperado, "com toda dignidade", na manhã de hoje. Para efetuar os trabalhos, 12 novos especialistas serão enviados nos próximos dias a bordo do navio Île de Sein.

A decisão leva em conta as duas primeiras experiências realizadas pelas equipes do Escritório de Investigação e Análise para a Investigação Civil (BEA) e pelos investigadores da polícia. Operações realizadas nas manhãs de quinta e de sexta-feira permitiram resgatar corpos afivelados aos assentos. Também ficou claro que alguns objetos dispersos no solo, a 3,9 mil metros de profundidade, poderão ser trazidos à tona. "Estas operações foram realizadas com toda a dignidade, em condições difíceis", ressaltou a policia. Até aqui, as autoridades francesas tratam o assunto com o maior cuidado porque o resgate dos corpos gera controvérsia entre as famílias de vítimas, tanto na França, quanto no Brasil. Alguns parentes informaram as associações que não desejariam que a recuperação acontecesse, preferindo que os corpos jazessem no fundo do mar.

A decisão de realizar o resgate, entretanto, não cabe às famílias. Foi a Justiça da França, por meio da juíza de instrução Sylvie Zimmerman, do Ministério Público de Paris, que ordenou a operação. Os restos mortais são peças no processo judicial sobre a queda do Airbus A-330-200, no qual a Air France, companhia à qual o avião pertencia, e a Airbus, fabricante da aeronave, respondem por "homicídio culposo" - não intencional. Leia mais.Ver postagens anteriores sobre o assunto, aqui e aqui.
Memória do "Flight Data Recorder" do voo 447, localizada e resgatada no dia 1° de maio (Folha de S. Paulo/BEA).
"Cockpit Voice Recorder", segunda caixa-preta do voo 447, registrou a conversa dos pilotos do Airbus (Folha de S. Paulo/BEA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário