quarta-feira, 18 de maio de 2011

CIA utilizou VANTs sofisticados na caça a Bin Laden

A CIA utilizou novos e sofisticados VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) "invisíveis" para realizar dezenas de missões secretas bem no interior do Paquistão, para monitorar a casa onde Bin Laden foi morto, segundo autoridades americanas diz o The Washington Post de ontem.

Usando esses veículos, projetados para evitar detecção por radar e para voar a altas altitudes, a CIA realizou voos clandestinos sobre aquela casa durante meses antes do assalto de 2 de maio, para obter vídeos de alta resolução que não poderiam ser gerados por satélites. Tais veículos puderam planar além dos limites há tempos impostos pelo Paquistão a outros tipos de VANTs americanos, incluindo os Predadores (Predators) e os Ceifadores (Reapers), que rotineiramente realizam ataques contra militantes próximo da fronteira com o Afeganistão.

O uso dessas aeronaves "invisíveis" foi reconhecidamente uma maneira de manter toda a operação fora do alcance e do conhecimento do Paquistão. O esforço de monitoramento envolveu ainda satélites, equipamento de escuta e agentes da CIA alojados em uma casa segura de Abbottabad, a cidade onde Bin Laden foi morto.
Local onde Bin Laden foi morto por uma operação ultrassecreta e "cirúrgica" da CIA (The Washington Post).

Nenhum comentário:

Postar um comentário