quarta-feira, 20 de abril de 2011

Uma falha de um controlador de voo nos EUA envolve o avião em que estava Michelle Obama

Parece mesmo que a maré não anda nada boa para os controladores de voo americanos... Desta vez a quase-vítima de um desastre sério foi nada menos que a primeira-dama Michelle Obama -- seu avião oficial teve que abortar uma aterrissagem na base de Andrews na segunda-feira, porque chegou perigosamente perto de um jato cargueiro militar de 200 ton em consequência de um erro de um controlador de voo, de acordo com funcionários federais familiarizados com o incidente. Falando sob anonimato, por não estarem autorizados a se pronunciar, eles disseram que na última hora os controladores ficaram com receio de que o cargueiro não liberasse a pista a tempo.

Michelle estava retornando de uma aparição em um programa de TV e de outros eventos com Jill Biden, esposa do vice-presidente americano, a bordo de um Boeing 737 que faz parte da frota presidencial de jatos. Os controladores da torre de Andrews perceberam que o cargueiro C-17 e o Boeing estavam muito próximos um do outro quando o controlador de Warrenton lhes passou a responsabilidade pelos dois aviões -- que estavam a  3,08 milhas um do outro, quando a distância mínima exigida em relação a um C-17 com carga plena é de 5 milhas, por causa da turbulência que ele causa.

A Agência Federal de Aviação, que já está às voltas com uma série de problemas envolvendo controladores dormindo ou vendo um filme durante o trabalho, mandou na terça-feira um grupo de investigadores para o centro de controle por radar de Warrenton, onde ocorreu o erro. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário