quinta-feira, 7 de abril de 2011

A tragédia da escola de Realengo

Escrevo ainda sob o impacto da indescritível tragédia ocorrida em uma escola pública em Realengo, no Rio de Janeiro, em que 12 crianças perderam suas vidas inesperada e estupidamente pela ação de um psicopata de 23 anos. Não há como ficar indiferente e insensível quando as vítimas são crianças. Não há como imaginar o desespero dos pais dessas crianças, ceifadas tão cedo e tão brutalmente de seu convivio.

Por outro lado, todos aqueles direta e indiretamente envolvidas com a segurança de cidadãos e, principalmente, de crianças têm a inadiável obrigação de se debruçar minuciosamente sobre essa chacina, esmiuçá-la a fundo para descobrir exatamente como algo assim pode ter ocorrido e como, a qualquer custo, isso não se repita. Ninguém, muito menos crianças, pode jamais ficar à mercê de criminosos e psicopatas em um ambiente fechado que está, sob todos os aspectos, sob a guarda do poder público.

Ainda emocionado pelo ocorrido, deixo aqui registrados minha mais profunda revolta, meu veemente repúdio e minha pior indignação pela absurda cobertura da TV Globo no GloboNews de hoje, entrevistando, ainda nas imediações da escola e ao lado da mãe, uma criança que havia escapado da chacina. Isso é sensacionalismo barato e mesquinho, de baixíssimo nível! A TV Globo precisa ser processada pelo Ministério Público com base no Estatuto da Criança e do Adolescente por desrespeito à inocência e à integridade emocional e psicológica de uma criança, e por prolongar estupidamente seu trauma psicológico, por sede criminosa de audiência, obrigando-a a repetir em público todo o horror que havia acabado de presenciar e do qual felizmente havia escapado. Onde é que nós estamos, meu Deus?!! Que sociedade e que país somos, permitindo que uma desgraçada de uma emissora de televisão chegue a esse ponto, usando fria, estúpida e criminosamente uma criança traumatizada para rechear seu noticiário?!! Onde vamos parar?!!

7 comentários:

  1. Bizarro, realmente. Eu assisti. Parabéns pelo texto e crítica.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vasco.
    Acredito que vivemos num mundo MUITO DOENTE em que o amor ao próximo não acontece.Na minha opinião somos todos vítimas por termos tanta dificuldade de perservar nossos valores genuínos que é o amor a todos com quem convivemos.A cultura do consumo inconsequente em que pessoas são valorizadas por bens materiais em vez de serem admiradas pelo caráter, pelos sentimentos mais profundos, nos corrompe. Fica difícil até de julgar nossa ação se estivessemos na pele dos reporteres e editores da TV Globo.Não estou defendendo ou justificando atitudes pouco éticas mas no papel de amar o próximo procuro entender este jovem psicopata (o que será que o transformou neste ser tão doente? a falta de amor, provavelmente) esta repórter insensível (porque perdeu a sensibilidade? )Na minha vida pessoal venho tentando perdoar pessoas que me fazem mal, compreender pessoas muito diferentes de mim e tento saber de que forma posso exercer amor aos mendingos e miseráveis que encontro pelo caminho...enfim....é uma conversa longa.
    com amor,
    Mariana.

    ResponderExcluir
  3. A busca pela audiência parece justificar qualquer coisa. Foi nauseante.

    ResponderExcluir
  4. Caro Vasco:
    Basta ver alguns trechos(não muitos, é mais do que evidente) das novelas da tarde para comprovar a indigência mental dos textos e dos autores, tal indigência, só suplantada pelo noticiário truncado
    e tendencioso do JN.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito, Vasco. O jornalismo brasileiro e especialmente o da Globo, por ser maior, precisava passar por uma reinvenção. A idolatria ao "furo" sem qualquer ética precisa ser exterminada, assim como o despreparo dos jornalista sobre os assuntos que cobrem. Fabio

    ResponderExcluir
  6. Vasco, Fiz alguns comentarios ontem que nao aparecem aqui hoje. Devo ter feito algo errado. Queria ampliar aqueles comentarios com o seguinte: Estou de acordo com voce, mas nao com a mesma veemencia. Pelo seguinte: O Globo e Wellington sao produtos da mesma sociedade, assim como um congresso alienado e corrupto, moradores de rua, criancas abandonadas, bolsoes com muito atraso social, etc. Ademais, segundo o Min. da Saude, ha cerca de 20 milhoes de pessoas com problemas mentais, muitos dos quais circulam pelas ruas. Dado o nivel de frustracao que nossa sociedade de consumo gera, eh um milagre que mais incidentes como o de Realengo nao tenha ocorrido. Nao quero dizer que nossa sociedade seja ruim. Ela produziu muita coisa boa, entre as quais a tolerencia e um povo que possui espirito aberto ao outro. O que devemos perguntar e discutir eh a capacidade de nossa sociedade de melhorar e de superar seus problemas. A julgar pela Lei da Ficha Limpa, ela parece patinar. A sociedade pede melhoras, o Congresso, constrangido, passa uma lei cuja aplicacao eh incerta. Visivelmente, hoje,a capacidade de melhorar nossa sociedade esta entravada. Vivemos a anomia do consumismo e a ditadura do mercado. A organizacao Globo perpetua essa situacao empregando jornalismo primitivo atras de mascara de imprensa moderna.
    Paro por aqui na esperanca que desta vez meu comentario cole.
    Abracos, Mario

    ResponderExcluir
  7. Caro Mario,

    Realmente houve algum problema, porque não recebi seu comentário de ontem. Concordo inteiramente com sua análise, somos uma sociedade complexa com enormes problemas que a maioria (povo e governo) não vê ou não quer ver. Por isso mesmo, continuo indignado com o que a Globo e o Globo fizeram e continuam fazendo com a tragédia de Realengo. Eles, infelizmente, não são os únicos, mas são disparados os mais poderosos e, portanto, com maior responsabilidade. No calor da indignação cheguei a enviar um email para o Ministério Público Federal questionando-o pela não aplicações de sanções imediatas ao grupo Globo com base no Estatuto da Criança e do Adolescente -- evidentemente, não recebi nem receberei resposta.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir