sexta-feira, 15 de abril de 2011

O polêmico chanceler israelense, Avigdor Lieberman, enfrenta acusações de corrupção

O polêmico e ultradireitista chanceler israelense, Avigdor Lieberman, está enfrentando pesadas acusações de quebra de confiança, fraude com agravante, lavagem de dinheiro e de molestar uma testemunha. O Procurador Geral de Israel anunciou ontem que planeja indiciar o chanceler por corrupção, mas lhe dará a chance de uma audiência antes de fazê-lo. Se indiciado, Lieberman provalmente se verá forçado a renunciar, abalando seriamente o governo de coalizão de Benjamin Netaniahu. Leia aqui.

Em 2008 Lieberman já havia sido acusado de corrupção com relação a financiamento de campanha em 1988 e 1989, assim como de negócios ilícitos na Rússia. Ele era suspeito também de receber centenas de milhares de dólares em subornos de 2001 a 2004, enquanto servia como ministro do gabinete. Leia mais.

Em pesado editorial hoje, o jornal israelense Haaretz diz que "é inconcebível para o Estado de Israel ser representado internacionalmente por uma pessoa que é vista pelo próprio procurador geral do país como um caloteiro contumaz, um trapaceiro, um lavador de dinheiro e um molestador de testemunhas". Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário