segunda-feira, 18 de abril de 2011

O direito de navegar: onde há menos restrições para usuários da Internet

O número de pessoas com acesso à Internet mais do que dobrou nos últimos cinco anos, superando hoje a cifra de dois bilhões. De acordo com um relatório publicado hoje pela Freedom House (FH) [uma ONG internacional, baseada em Washington, D.C. (EUA), que realiza trabalhos de pesquisa e advocacia sobre democracia, liberdade política e direitos humanos -- publica anualmente um relatório que avalia as liberdades democráticas percebidas em cada país, documento esse muito utilizado em pesquisas sobre ciência política], muitos governos reagiram a esse aumento com regulamentação e repressão -- o relatório atribui um escore a cada país analisado (ver gráfico). Muitos dos países avaliados pela FH em 2009 pioraram agora, incluindo-se entre eles o Irã, a Tunísia e a China.

No lado positivo, cidadãos estão se tornando cada vez mais adeptos de baipassar essas ameaças à sua liberdade na Internet, e o uso de meios/redes de comunicação social deu forte contribuição à galvanização da oposição política no mundo árabe nos últimos meses. Na realidade, em países como a Geórgia e a Estônia usuários da Internet têm mais liberdade agora do que há dois anos atrás. Ver aqui.

O relatório da FH acima referido é um minucioso documento de 410 páginas, acessível clicando-se no termo "report" do artigo da The Economist que usei como referência desta postagem. No gráfico acima (clicando-se nele pode-se ampliá-lo), a melhor cotação é "0" e a pior "100".  O Brasil está situado no oitavo lugar entre os países com mais liberdade de acesso à Internet, com avaliação 29 -- acima dele vêm (o número entre parênteses representa a "nota" dada ao país pela FH): Estônia (10) / EUA (13) / Alemanha (16) / Austrália (18) / Reino Unido (25) / Itália (26) / África do Sul (26). Piores que o Brasil há países como México, Coréia do Sul e Índia, por exemplo. Os quatro últimos lugares da avaliação são ocupados por China (83) / Cuba (87) / Burma (88) e Irã (89).

Nenhum comentário:

Postar um comentário