segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ministério Público Federal pede devolução de passaportes diplomáticos de familiares de Lula

O Brasil é certamente o país em que mais se confirme o ditado de que a Justiça é tardia (na realidade, o ditado diz que "a Justiça tarda, mas não falha"-- só que aqui, muito frequentemente, ela tarda e falha ...). Quando Lula, o Nosso Pinóquio Acrobata (NPA), estava no poder veio à tona a história de que o Itamaraty, em um gesto de puxassaquismo explícito, havia distribuído prodigamente passaportes diplomáticos para familiares do presidente -- na época, a imprensa noticiou mais essa mutreta do governo do NPA, houve um arremedo de protestos e tudo depois caiu no esquecimento, como inúmeras vezes no governo dele. Afinal, o "cara" tinha seus tais 80 e tantos porcento de aprovação "popular" e ninguém queria contrariá-lo.

Eis que agora, com o NPA fora do Planalto, o Ministério Público Federal (MPF) finalmente se encheu de brios e de vergonha, e resolveu encaminhar no último dia 30 ao ministro das Relações Exteriores pedido de informações sobre os sete passaportes diplomáticos concedidos irregularmente a familiares do ex-presidente, o NPA. A solicitação é para saber se os passaportes concedidos irregularmente aos quatro filhos e três netos do NPA, em 22 e 29 de dezembro do ano passado, foram devolvidos ou recolhidos. -- Segundo o MPF, o Itamaraty tem o prazo de 30 dias para entregar os passaportes, caso contrário o procurador poderá ajuizar uma ação civil pública pedindo a anulação dos documentos.

A consulta é resultado da análise feita pelo MPF acerca da regularidade dos 328 passaportes emitidos pelo Ministério de Relações Exteriores, entre 2006 e 2010, em caráter excepcional, em razão do interesse do País. Desse total, apenas os sete passaportes concedidos aos parentes de Lula foram considerados irregulares, por não apresentarem justificativas pertinentes. (Fonte: ver aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário