domingo, 10 de abril de 2011

Departamento de Justiça aprova compra pelo Google de empresa de software de busca de passagens aéreas online

O expansionismo do Google parece não ter limite. O Departamento de Justiça (DJ) dos EUA aprovou ontem um controvertido negócio pelo Google, permitindo-lhe comprar por 700 milhões de dólares a ITA Software, dona da tecnologia que movimenta a maioria dos buscadores de voos. Em contrapartida, reconhecendo a preocupação dos competidores com o crescente domínio do Google na web, este terá seu comportamento pela primeira vez monitorado oficialmente pelo DJ.

A decisão alcançada resultou de meses de discussão do Google com as autoridades antitruste americanas, sobre as as condições que ele aceitaria para evitar um acerto na justiça. "A compra (da ITA), como originalmente proposta, teria reduzido substancialmente a competição entre provedores de sites comparativos de busca de voos nos EUA, resultando em redução de opções e menos inovação para os consumidores", afirma uma declaração do DJ.

Mas, no que é considerado uma válvula de escape para o Google, o DJ não mexeu no controvertido e mais amplo tema de como a mais popular máquina de buscas do mundo ranqueará seus produtos versus os de seus competidores, isto porque o Google pretende criar seu próprio mecanismo de busca de voos e alguns sites que atuam nessa área receiam que seus produtos sejam menos cotados na avaliação do Google. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário