terça-feira, 19 de abril de 2011

Corrupção na concessão de brevês de pilotos na Índia

Uma piloto indiana tornou-se notícia em janeiro quando aterrisou um avião de passageiros A320 usando a roda dianteira. As investigações do incidente revelaram fatos alarmantes: Parminder Kaur Gulati não apenas já havia cometido aquele perigoso erro antes, mas havia obtido de maneira fraudulenta sua licença de piloto. E o pior é que não está sozinha nessa história.

Uma investigação determinada pelo governo revelou uma rede nacional de escolas de pilotagem, funcionários de aviação e outros, forjando rotineiramente relatórios de graduação, diários de bordo/navegação falsos e aceitando propinas. A revelação de que algumas pessoas desqualificadas ocupavam cabines de pilotos é apenas mais um de uma série de escândalos que têm sacudido a Índia nos últimos seis meses, mas é potencialmente um dos mais sérios por colocar em risco as vidas de milhares de pessoas.

Apesar da descoberta, E. K. Bharat Brushan, diretor-geral de aviação civil do país, diz que não classificaria como inseguros os céus da Índia. "Esses são apenas um punhado entre 8.000 pilotos certificados", diz ele. Ainda assim, 29 pilotos (incluindo Gulati) já perderam seus brevês e 14 pessoas foram presas no rastro do incidente de janeiro, enquanto as autoridades passam um pente fino nos arquivos dos últimos cinco anos, examinando a graduação de mais de 1.700 pilotos e fazendo auditoria em 40 escolas de aviação. Leia mais.
A piloto Parminder Kaur Gulati, presa pela polícia de Nova Delhi sob acusação de fraude, é levada à corte em Nova Delhi. (Subhash Barolla/The Mid-Day India)

Nenhum comentário:

Postar um comentário