sábado, 16 de abril de 2011

Copa: prêmio para quem apressar obra -- adivinhem quem pagará a conta?

Repete-se a velha história, não importa quem esteja no governo: depois da casa arrombada, a correria para instalar trancas ... Foi preciso um órgão do próprio governo federal botar a boca no trombone, denunciando que 70% dos aeroportos de cidades sedes da Copa não ficariam prontos em 2014, para o Planalto sacar da cartola mais um jeitinho de ver se remenda essa trapalhada. P'ra variar, a saída encontrada inevitavelmente afrouxa o controle de gastos e custos, e quem pagará o pato será o contribuinte.

O governo pretende alterar as regras de licitações para as obras nos principais aeroportos do País, de forma a premiar as empresas que trabalharem mais rápido para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A proposta do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) será incluída em uma medida provisória a ser votada em um mês pela Câmara.

Nos artigos presentes nas 22 páginas da proposta, o governo busca evitar adiamentos nas obras, por meio de recursos e da premiação a empresas que trabalharem rápido. "Na contratação das obras e serviços, até mesmo de engenharia, poderá ser estabelecida remuneração variável vinculada ao desempenho da contratada, conforme metas, padrões de qualidade e prazo de entrega definidos no instrumento convocatório e no contrato." Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário