domingo, 17 de abril de 2011

Avanços da ciência, aqui e lá fora (58)

  • Rã virtual evita sacrifício de animais de laboratório -- Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um programa de computador que vai ajudar a diminuir o sacrifício de animais durante as aulas de fisiologia. O software educacional, chamado Fisioprat, simula o mesmo procedimento tradicionalmente feito em rãs durante as aulas, mas de forma interativa e lúdica e sem a necessidade de sacrificar o animal. Leia mais.
 Estudantes que utilizaram o simulador acertaram mais questões, enquanto o outro teve mais dificuldade em responder às questões cognitivas. (Imagem: Francisco Cubo/Antoninho Perri)
  • Casca do café também é fonte de energia --Durante o cultivo do café, aproximadamente dois milhões de toneladas de cascas de grãos são produzidas por ano no Brasil. Esse subproduto normalmente vai para o lixo ou é usado para a forração dos terrenos dos cafezais, restituindo parte dos fertilizantes retirados pela planta. Mas a casca do café tem um potencial energético que pode, em alguns casos, torná-la substituta da lenha, sendo uma opção mais barata e ecologicamente correta para empresas que usam a madeira na geração de energia. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário