quarta-feira, 23 de março de 2011

Gatos domésticos são o inimigo n° 1 dos pássaros

Enquanto o público tem se concentrado nos geradores eólicos como ameaças para os pássaros, um novo estudo mostra que uma ameaça muito maior vem de um antagonista mais familiar: o gato doméstico. Um novo estudo no Journal of Ornithology sobre a mortalidade de filhotes de catbirds pardos nos subúrbios de Washington (obs.: os "catbirds" são uma espécie de tordo norte-americano -- o nosso sabiá pertence à família dos tordos) descobriu que, de longe, os gatos eram os maiores matadores da região.

A predação em algumas áreas era tão grave, que os tordos não eram capazes de repor o número de aves eliminadas, de acordo com pesquisadores que colocavam minúsculos radiotransmissores nos pássaros para rastreá-los. Esse é o primeiro estudo científico para calcular que fração da morte de pássaros, no estágio em que estão justo na condição de começar a voar, pode ser atribuída a gatos.

Aproximadamente 80% dos pássaros foram mortos por predadores, e os gatos foram responsáveis por 47% dessas mortes, de acordo com pesquisadores do Smithsonian Institute e da Universidade Towson, em Maryland. As taxas de mortalidade foram particularmente altas em locais com grandes populações de gatos. A American Bird Conservancy estima que cerca de 500 milhões de pássaros são mortos por gatos cada ano -- metade por gatos domésticos, metade por felinos selvagens. "Espero que paremos de minimizar e de considerar triviais os impactos que gatos soltos têm sobre o meio ambiente, e comecemos a tratar do sério assunto que é a ação predatória desses animais", disse Darin Schroeder, vice-presidente do grupo. Leia mais.

Gatos domésticos americanos "provocam uma significativa ruptura ecológica", diz um cientista. (Foto: American Bird Conservancy)

2 comentários:

  1. nao acho nao.........................................meu gato nao paega minha meritaka

    ResponderExcluir