quarta-feira, 23 de março de 2011

Exército americano pede desculpas pelas fotos terríveis do "time da morte" no Afeganistão

As fotos são repulsivas. Um grupo de soldados do exército americano no Afeganistão, infames e sem caráter, mataram civis inocentes e depois posaram com seus corpos. A revista alemã Der Spiegel (O Espelho) publicou algumas das fotos, e o exército americano respondeu prontamente com um pedido de desculpas. Mas, a OTAN ainda teme que a reação no Afeganistão possa ser violenta.

A Secretária Hillary Clinton já telefonou para a sua contraparte afegã, para discutir a situação. O Assessor para Segurança Nacional Tom Donilon fez também contatos com autoridades afegãs em Kabul. O caso ameaça estressar as já frágeis relações EUA-Afeganistão, em um momento em que os dois países estão negociando o estabelecimento de bases americanas permanentes no Afeganistão.

Em uma declaração o exército americano, que está preparando uma corte marcial para um total de 12 suspeitos ligados àquelas mortes, se desculpou pelo sofrimento que as fotos causaram. As ações mostradas nas fotos, diz a declaração, são "repugnantes para nós como seres humanos, e são contrárias às normas e valores dos Estados Unidos".

No quartel-general da OTAN teme-se que nos próximos dias surjam irados protestos no Afeganistão, ou mesmo potenciais ataques a unidades da Organização. "As fotos têm um enorme potencial aqui no Afeganistão", disse um general da OTAN à Spiegel Online, "a experiência diz que pode levar um par de dias, mas então a ira popular é liberada". Leia mais.
Esta imagem mostra o corpo de Gul Modin, filho de um fazendeiro, morto em 15/01/2010. Um membro do "time da morte" posa atrás dele. SPIEGEL publicou apenas três fotos de um conjunto de fotos e vídeos que viu.

Nesta foto, um outro soldado posa com o mesmo cadáver.

Estão em fase de preparativos os procedimentos para uma corte marcial contra 12 suspeitos, membros do "time da morte".  Esta foto faz parte da coleção de um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário