terça-feira, 8 de março de 2011

A decadência da Portela

A Portela é uma das grandes escolas de samba do Rio que tem admiradores espalhados por outras agremiações, é a "segunda escola" de muita gente. História rica, repleta de nomes legendários no passado (Paulo Benjamin de Oliveira, Natal e outros) e no presente (como Paulinho da Viola e Monarco, por exemplo), seu azul-e-branco é agradável e bonito, sua águia é imponente, e tem desfiles e sambas-enredo antológicos em seu currículo.

Infelizmente, de uns tempos para cá baixou uma caveira de burro na escola e a Portela só tem enfrentado problemas e dissabores, amargando um incômodo e longo jejum de títulos na Sapucaí (no ano passado foi apenas a nona colocada). E neste ano um incêndio em suas instalações na Cidade do Samba jogou definitivamente por terra suas aspirações para o Carnaval de 2011. Outras escolas passaram ou estão passando por problemas semelhantes ou idênticos, e souberam tirar da adversidade o estímulo para viradas e retomadas de seus lugares no mundo do Carnaval -- espero e torço para que o mesmo ocorra com a Portela.

No entanto, neste Carnaval de 2011 nada foi mais forte e emblemático como sinal da decadência da Portela, e péssimo sinal de que a recuperação será muito difícil, do que a absurda, incompreensível e inaceitável paparicação da escola com Ronaldinho Gaúcho! Vê-lo desfilar ombro a ombro com a maravilhosa Velha Guarda, ao lado de figuras como Paulinho da Viola e Monarco, é de dar engulhos ao mais frio dos mortais. Foi uma demonstração lamentável de mercantilização e de subserviência a valores menores e mesquinhos, incompatível com a grandeza da Portela. Que tristeza!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário