quinta-feira, 3 de março de 2011

China asfixiada pela poluição da indústria têxtil

A etiqueta Made in China pode ser encontrada na maioria das roupas que usamos. Sabemos que a China domina a exportação de têxteis e que esta produção se faz em condições sociais degradantes, mas não conhecemos tão bem a poluição ambiental que envolve essa indústria.

Em relatório recente ("O segredo sujo por trás de jeans e sutiãs") o Greenpeace revela os altos índices de poluição e a presença de cinco metais pesados (cádmio, cromo, mercúrio, chumbo e cobre) nas águas de duas cidades da província de Guangdong, no sudeste do país: Xintang, "a capital do mundo dos jeans" (que em 2008 produziu mais de 260 milhões de jeans, correspondentes a 60% da produção total chinesa e a 40% dos jeans vendidos nos EUA), e Gurao, uma cidade industrial cuja economia depende em 80% da confecção de roupas de baixo, especialmente sutiãs (em 2009 ela produziu mais de 200 milhões deles). Para aquela ONG, tais índices são típicos e emblemáticos da indústria têxtil chinesa, que deveria rever suas práticas e sua regulamentação. Leia mais.
Descarga de água usada em uma instalação para lavagem de jeans na China.
Imagem de satélite mostra o rio menor, proveniente de Xintang, desaguando no rio Dong, que por sua vez deságua no delta do rio Pérola.
Operário de uma indústria têxtil de Xintang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário