quinta-feira, 31 de março de 2011

Brasil precisa ser menos samba, carnaval e futebol no turismo

No título acima está faltando a capoeira ... É sempre a mesma coisa, qualquer filmezinho promocional do Brasil está coalhado de cenas de sambistas, desfile da Sapucaí, Maracanã lotado, Pelé, jogos de capoeira e outras mesmices. Quando vem um Obama da vida, ou outro figurão, imaginem o que mostram p'ra ele e a mulher ...


Em artigo do Globo o presidente da Embratur, Mário Augusto Moysés, faz um desabafo mais do que realista e oportuno -- "Para aparecer e se tornar mais forte no mercado internacional o Brasil precisa ser menos samba, carnaval e futebol. Nós ainda temos uma imagem pequena em relação ao turista estrangeiro. Pensa-se sempre em carnaval e futebol, o que acaba fazendo uma sombra sobre outras coisas importantes que temos a oferecer. ... Temos que vender a praia e o sol, mas junto com a nossa cultura, a nossa gastronomia, a nossa história. O Brasil precisa ser diferente para se tornar um destino desejado em todo o mundo. ", diz ele.

Os números por ele apresentados sobre o turismo receptivo no Brasil são irrisórios para a nossa realidade e a nossa potencialidade. Recebemos 5,1 milhões de turistas de outros países no ano passado, que aqui deixaram US$ 5,9 bilhões em divisas -- bem menor que o Brasil, a Argentina recebeu mais turistas em 2010, 5,3 milhões (dos quais 1,2 milhões de brasileiros ...), segundo o Instituto Nacional de Promoção Turística desse país.

A manifestação do presidente da Embratur ocorreu durante sua participação em um painel sobre promoção de destinos, no Fórum Panrotas que se realiza em S. Paulo até terça-feira. Participantes do evento, os americanos Garry Sain, do Visit Orlando, e George Fertitta, do órgão de promoção turítica de Nova Iorque, concordaram com o executivo da Embratur. "O Brasil, definitivamente, é vitimizado pelo sucesso do carnaval, que cria uma sombra sobre o resto. Esse é o desafio, vender outra imagem para fora, porque o carnaval não precisa ser vendido", afirmou Fertitta.

Presente ao evento, o ministro do Turismo Pedro Novais informou que em 2010 o faturamento das 80 maiores empresas da área turística do país foi de 43 bilhões de reais, e a expectativa para 2011 é de que esse faturamento cresça 16,5%. Leia mais.

O turismo tem um efeito multiplicador fantástico, mas o Brasil ainda não despertou para isso, mesmo levando em conta que temos contra nós as distâncias até aqui e os altos preços das passagens para o Brasil, sem falar de outros problemas que nós mesmos criamos -- como a insegurança, a sujeira, a falta de orientação e guias confiáveis, e por aí vai. Para termos uma ideia do longo caminho que temos pela frente, a Espanha (com 45 milhões de habitantes, dado de 2009) recebeu 53 milhões de turistas em 2010, dos quais 240 mil brasileiros (ver aqui). A França (65,4 milhões de habitantes, janeiro de 2010) manteve-se como principal destino turístico do mundo, tendo recebido em 2010 cerca de 59,5 milhões de turistas, dos quais 450 mil eram brasileiros (ver aqui)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário