segunda-feira, 21 de março de 2011

Banco Mundial estima em 235 bilhões de dólares os danos ao Japão

Segundo declaração do Banco Mundial nesta segunda-feira, o terremoto e o tsunami de 11/3/11 no Japão causaram danos de 235 bilhões de dólares, o que os torna um dos desastres naturais mais caros da história moderna. O esforço de reconstrução levará 5 anos, diz o Banco em seu relatório, e custará bem mais que o terremoto do Haiti do ano passado, o de Kobe em 1995, que o furacão Katrina de 2005 e o tsunami do sul da Ásia em 2004. O Banco diz ainda que as consequências econômicas do desastre poderiam reduzir os rendimentos dos bônus japoneses, mas isso teria apenas um "modesto impacto de curto prazo" no leste da Ásia.

Até agora 8.649 pessoas morreram, outras 13.262 estão desaparecidas, e milhares foram evacuadas para abrigos em Tóquio e outros locais.

Os problemas na usina de Fukushima Daiichi ainda não foram controlados. Em um relatório emitido nove dias antes da tragédia deste mês de março, a agência de segurança nuclear do Japão criticou a empresa Tokyo Electric Power (TEPCO), responsável por Fukushima, por falhar repetidamente em fazer inspeções em equipamentos críticos, informou a agência Associated Press (AP) nesta segunda-feira. A Agência de Segurança Industrial e Nuclear (NISA, em inglês) citou a empresa por ignorar programas de inspeção e deixar de examinar 33 peças de equipamentos da usina de Fukushima Daiichi, incluindo peças cruciais do sistema de resfriamento, os geradores diesel de emergência da unidade 3, as bombas para reatores das unidades 1 e 2, e o gerador da unidade 4, diz a AP. Entretanto, as autoridades de segurança declinaram de culpar as citadas violações pela crise atual. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário