domingo, 13 de março de 2011

Avanços da ciência, aqui e lá fora (47)

  • Brasil construirá laboratório marítimo em plataforma desativada -- Estudos da Petrobrás indicam a possibilidade de aproveitamento da estrutura de plataformas de exploração de petróleo que estão sendo desativadas, que podem ser convertidas em laboratórios científicos. A ideia foi apresentada aos pesquisadores pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, em simpósio promovido na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. Leia mais.
  • Criada comissão para pensar o futuro da ciência no Brasil -- O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) acertou os últimos detalhes da composição da chamada Comissão do Futuro -- composta de 21 membros, entre cientistas brasileiros e internacionais, presididos pelo neurocientista Miguel Nicolelis, ela terá a incumbência de discutir os rumos da ciência brasileira a longo prazo. Leia mais.
  • Sistema dessaliniza água do mar usando energia renovável -- Um sistema mecânico capaz de transformar a água do mar em água potável, usando energia renovável, acaba de ser desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de S. Paulo (USP). Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário