quarta-feira, 9 de março de 2011

As ruínas de Detroit

Detroit, a maior cidade do Estado de Michigan (EUA), fundada em 1701 pelo francês Antoine de la Mothe Cadillac (daí o nome do famoso carro da General Motors), é a sede dos chamados Três Grandes da indústria automobilística americana (General Motors, Ford e Chrysler) e, no auge desta indústria e da economia americana, a cidade era pujante e famosa, conhecida como "a cidade do automóvel" e era uma das mais importantes cidades americanas do século 20.

Mas, isso pertence a outros tempos -- na década passada Detroit passou pelo que seja talvez a pior queda de atividade econômica de qualquer cidade americana. Escolas, bibliotecas, teatros, hotéis e salas de concerto que foram uma vez objeto de orgulho, estão agora vazios e abandonados -- alguns estão sendo demolidos, outros estão simplesmente caindo aos pedaços, vítimas do descaso. Outros, especialmente no centro da cidade, foram comprados por milionários com projetos para sua restauração ou renovação, mas o processo tem sido muito lento. Várias partes da cidade estão literalmente dando seu último suspiro.

Yves Marchand e Romain Meffre, dois fotógrafos franceses fascinados por ruínas, concluíram que Detroit era um lugar ideal para trabalharem e acabaram escrevendo o livro As Ruínas de Detroit. A revista The Economist publica artigo artigo sobre isso, em que me baseei para fazer esta postagem, e apresenta algumas fotos impressionantes de prédios que atestam a decadência da cidade -- infelizmente não consegui reproduzir aqui essas fotos, mas elas podem ser vistas através do link fornecido acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário