segunda-feira, 7 de março de 2011

As mais belas cientistas de Hollywood

A ganhadora do Oscar de 2011 Natalie Portman, formada em Harvard, desmente o mito de que atrizes lindas são burras -- Natalie, de 29 anos, foi premiada por sua elogiada performance como Nina, uma bailarina mentalmente perturbada no filme "Cisne Negro".
Natalie Portman

O caso de Natalie vem provar que belas atrizes não precisam ser burras, e que cientistas nem sempre são feias. Um fato impressionante e pouco conhecido da biografia de Natalie é que, como estudante de ensino médio da Syosset High School, de Long Island (EUA) no fim dos anos 90, ela foi semifinalista do Intel Science Talent Search (Busca de Talentos em Ciência, da Intel), considerada como a mais difícil composição de elite do país. Uma prova da autodisciplina de Natalie é que, enquanto desenvolvia suas pesquisas sobre métodos sustentáveis de transformar rejeitos em novas formas de energia e mantinha um boletim apenas com notas "A", ela já era uma estrela cinematográfica em ascensão.

Natalie não é a única atriz com significativas credenciais científicas. Hedy Lamarr (1913-2000), habitualmente chamada "a mulher mais bonita de Hollywood", trabalhava no desenvolvimento de foguetes espaciais, inventando e patenteando técnicas de sinais responsáveis por manter os mísseis na rota correta.
Hedy Lamarr

Danica McKellar, que trabalhou em séries como "The wander years" e "The west wing" (que não sei com que títulos foram apresentadas no Brasil), graduou-se com honras em matemática na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), onde ajudou a desenvolver uma prova matemática para determinadas propriedades dos campos magnéticos -- um teorema que leva seu nome ao lado de outros colaboradores. Ela também escreveu livros de matemática para leigos.
Danica McKellar

Mayim Bialik nos anos 90, como adolescente, ganhou o papel principal da série "Blossom e agora aparece em outra série de grande sucesso -- The Big Bang Theory -- como a neurobióloga nerd Amy Farrah Fowler, "coincidindo" com seu papel na vida real: afinal, ela é Ph.D. em neurobiologia pela UCLA ...
Mayim Bialik



2 comentários:

  1. Você deveria dar o crédito ao texto originalmente publicado no O Globo de 04/03. De outra forma, esse seu blog é um plágio passível de punição judicial.

    ResponderExcluir
  2. No final da postagem, logo abaixo da foto de Mayim Bialik, está bem visível para quem não for míope a referência à fonte que usei -- esta prática para mim é sagrada. Trata-se do Jornal da Ciência de 04/3, cujo texto por sinal praticamente reproduzi na íntegra. Não tenho obrigação alguma de citar outras mídias que tenham, porventura, tratado do mesmo assunto -- se o Globo no mesmo dia tratou do mesmo assunto, sorte dele e de seus leitores.

    ResponderExcluir