terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A UNESCO pede que o Egito proteja seus tesouros nacionais

À margem do movimento popular que sacode o Egito, a Unesco (sigla em inglês para Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas) lançou hoje um apelo para a salvaguarda do patrimônio do país, demandando medidas de proteção aos "tesouros" egípcios. "O patrimônio cultural egípcio, quer se trate de monumentos ou de objetos, é uma parte do patrimônio da humanidade, transmitida até nós através dos tempos", disse Irina Bokova, diretora-geral da organização. "As 120 mil peças do museu egípcio do Cairo são inestimáveis", acrescentou.

No domingo, duas múmias da época dos faraós foram seriamente danificadas numa tentativa de roubo, quando os ladrões se aproveitaram de uma manifestação pública. Na véspera, dezenas de egípcios fizeram uma corrente humana para evitar pilhagens. Leia mais. -- Esta postagem é um complemento a uma outra que fiz hoje de manhã sobre o mesmo assunto.
Uma estátua representando Toutankhamon é exposta junto à sua máscara de ouro, no Museu do Cairo. (Associated Press/Amir Nabil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário