terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Saia da minha frente, idiota!

Quem nunca se aborreceu com alguém se arrastando à sua frente, bloqueando sua passagem? Para muitas pessoas, poucas coisas irritam mais do que essas lesmas humanas, pessoas desatenciosas que bloqueiam calçadas, corredores de lojas, saguões de aeroportos, enquanto outras pessoas estão cuspindo fogo atrás delas.

Pesquisadores dizem que o conceito de "fúria da calçada" (sidewalk rage) é real, existe. Um cientista chegou a desenvolver o que chamou de "Escala da Síndrome de Agressividade do Pedestre" para mapear como as pessoas expressam sua fúria. No caso extremo, essa fúria da calçada -- dizem alguns pesquisadores -- pode sinalizar uma condição psiquiátrica conhecida como "desordem explosiva intermitente". No Facebook existe um grupo chamado "Secretamente desejo socar na nuca as pessoas vagarosas", que diz contar com quase 15 mil membros...

Alguns pesquisadores estão até estudando a dinâmica que dispara essa fúria e por que algumas pessoas permanecem calmas, na expectativa de melhorar tratamentos de controle da raiva e ganhar mais introvisão e discernimento sobre como as emoções influenciam a tomada de decisões, a atenção, e o autocontrole. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário