sábado, 12 de fevereiro de 2011

Por que os americanos não acreditam no aquecimento global?

Com o capcioso título acima a prestigiosa revista The Economist publicou no dia 8 deste um interessante artigo de E.G. Austin -- o título é capcioso, como o próprio autor reconhece e se desculpa por isso, porque as estatísticas mostram que a maioria dos americanos (58%) acredita que as mudanças climáticas são um problema sério e exatamente um terço deles (33%) as vê como "um problema muito sério". Apesar disso, argumenta Austin, os EUA se envolvem menos física e mentalmente com esse tema do que muitos países -- são um dos poucos países em que se pode ver figuras de destaque debatendo na televisão se as mudanças climáticas são até mesmo reais. No fim de semana, por exemplo, Charles Krauthammer (um ultradireitista colunista do The Washington Post e do canal Fox, ganhador do prêmio Pulitzer), insinuou que a crença no aquecimento global possui o mesmo valor ou status epistemológico que uma crença religiosa.

Austin elenca uma série de argumentos interessantes, na tentativa de explicar porque os americanos são tão lentos ou pachorrentos na luta contra as mudanças climáticas:
  • Psicologicamente -- As consequências dessas mudanças são muito ruins e desagradáveis para serem enfrentadas. Portanto, são negadas como negamos a presença de um monstro no quarto escondendo-nos debaixo das cobertas -- se não o olhamos, ele não não pode nos olhar.
  • Economicamente -- Os custos de um esforço em grande escala para combater o aquecimento global são muito elevados para serem enfrentados. Portanto, estamos tentando ignorar o assunto, ou fingindo que ele não existe, ou acreditamos que a economia (incluindo a promoção do desenvolvimento) é mais importante.
  • Politicamente -- O fato de os democratas estarem sempre martelando no tema das mudanças climáticas, e os republicanos não, sugere que esse é um tema político e não científico. Isto cria um circuito fechado de realimentação: se essas mudanças fossem reais, porque são tão polarizadoras? Pelo fato de serem tão polarizadoras têm que ser um tanto suspeitas.
  • Epistemologicamente -- Por que deveríamos acreditar nas mudanças climáticas? Tudo o que sabemos a seu respeito é o que é dito pelos cientistas, e cientistas algumas vezes erram.
  • Metafisicamente -- Deus não deixará milhões de pessoas morrerem em uma seca catastrófica. -- Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário