domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pela primeira vez a Rússia classifica a cerveja como bebida alcoólica

Ao programar a mais forte campanha contra o álcool desde a queda da União Soviética, o governo russo decidiu classificar legalmente a cerveja como uma bebida alcoólica -- até agora, ela é tecnicamente classificada como alimento. Essa iniciativa trará o sistema russo de regulamentação das bebidas alcoólicas para o século 21. A nova legislação restringirá a venda de cerveja à noite, eliminará sua venda dentro ou nas proximidades de lugares públicos como escolas (não é raro ver um operário agitando uma lata de cerveja a caminho do trabalho, ou adolescentes tomando rapidamente uma cerveja na hora do almoço ou num parque), e limitará a 330 ml o tamanho de garrafas e latas.

Embora a vodca continue sendo a bebida mais popular no país, o consumo russo de cerveja mais que triplicou nos últimos 15 anos devido ao baixo preço, à fácil disponibilidade e a uma regulamentação frouxa. Estatísticas mostram que a Rússia é agora o terceiro ou quarto maior consumidor mundial de cerveja, após China e EUA. O Kremlim está preocupado com que o alcoolismo e, em particular, o hábito de beber em idade mais jovem tenham assumido proporções epidêmicas.

Autoridades russas estimam que 500 mil russos morram anualmente devido ao álcool, o que levou o presidente Dmitry Medvedev a classificar o problema da bebida no país como "um desastre nacional". Leia mais.
O falecido presidente russo Boris Yeltsin, famoso por suas bebedeiras (Foto Reuters).

Nenhum comentário:

Postar um comentário