quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Irã inquieto com vinda ao Brasil de iraniana agraciada com Prêmio Nobel

O Irã aparenta estar inquieto com a vinda ao Brasil da advogada iraniana Shirin Ebadi -- agraciada com o Prêmio Nobel em 2003, ela está exilada no Reino Unido desde junho de 2009 devido à perseguição do governo iraniano contra os críticos do regime. Shirin Ebadi é a fundadora do Centro para Defesa dos Direitos Humanos no Irã.

Sob o título "O que Shirin Ebadi está procurando no Brasil?" um artigo do jornal digital iraniano Mehrnews publicado ontem faz conjeturas sobre os "reais" motivos por trás da visita programada dessa ativista ao Brasil. Inicialmente, o artigo diz que, apesar das pressões dos EUA e de outros países ocidentais, o ex-presidente Lula e as atuais autoridades brasileiras têm "até agora" (as aspas são minhas) apoiado o pacífico programa nuclear iraniano, com base nos princípios de justiça e independência.

Argumentando que as pressões das potências ocidentais contra o programa nuclear do país visavam não só evitar que o Irã fizesse avanços nessa área, mas também que, se prevalecesse, a chamada Declaração de Teerã (assinada por Brasil, Irã e Turquia) pudesse ampliar a estatura de Lula no cenário internacional, o artigo especula que Shirin Ebadi estaria vindo ao Brasil a mando daquelas potências para, tirando partido da posição de Dilma Rousseff com relação à questão dos direitos humanos, tentar colocar mais pressão sobre o programa nuclear iraniano com base nesse fundamento. Shirin tentaria convencer as autoridades brasileiras a distanciar-se do Irã. Leia mais.
Shirin Ebadi, novembro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário