sábado, 19 de fevereiro de 2011

Brasil prepara lançamento inédito de foguete em 2012, mas seu uso é incerto

O Brasil prepara para 2012 um feito inédito em seu programa espacial: pela primeira vez irá colocar no espaço, a partir de seu próprio solo, um foguete com um satélite a bordo. Trata-se do Cyclone-4, foguete de fabricação ucraniana que deve ser lançado no ano que vem a partir da base de Alcântara (MA), no contexto de uma parceria que começou a ser organizada em 2003 -- pelo acordo, o Brasil entra com a base, e a Ucrânia com a tecnologia do foguete.

Se for bem sucedido, o lançamento poderá elevar o status dos dois países no cenário espacial global. No entanto, especialistas colocam dúvidas quanto à viabilidade comercial do Cyclone-4, já que sua capacidade de carga é limitada: para a chamada órbita geoestacionária, em que o satélite fica a 36 mil km de altitude e parado em relação a um ponto fixo na Terra, o foguete só consegue levar carga de 1,6 toneladas, o que é considerado insuficiente para muitos satélites de comunicação.

“O programa foi inicialmente proposto como uma empreitada de cunho comercial, e que deveria se sustentar com a venda dos serviços de lançamentos de satélites. Mas sua evolução não corrobora essa hipótese”, disse José Nivaldo Hinckel, coordenador do departamento de mecânica espacial do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Leia mais.
Centro de montagem em Dnipropetrovsk, na Ucrânia, onde o Cyclone-4 está sendo construído (Foto: BBC).
Peça de foguete sendo montada na Ucrânia (Foto: BBC).



Nenhum comentário:

Postar um comentário