sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Na era militar moderna sobrecarga de dados pode ser fatal

Quando investigadores militares americanos analisaram um ataque de helicópteros americanos que matou 23 civis afegãos em fevereiro passado, descobriram que o operador de um avião teleguiado Predador havia falhado em passar adiante informação crucial sobre a organização de um ajuntamento de moradores de um vilarejo. Mas os investigadores agora dizem que houve uma causa subjacente para aquele erro: sobrecarga de informação.

Em uma base aérea de Nevada, o operador do avião teleguiado e sua equipe lutavam para entender o que ocorria no vilarejo, enquanto ali se formava um ajuntamento. Tinham que monitorar as informações do vídeo do avião, enquanto ao mesmo tempo participavam de dezenas de mensagens instantâneas e comunicações por rádio com analistas de inteligência e militares no solo. Havia relatórios consistentes sobre a presença de crianças no grupo, mas a equipe não as enfocou adequadamente no meio do turbilhão de dados disponíveis. A equipe estava sob intensa pressão para proteger as forças americanas nas redondezas, e acabou concluindo erroneamente que o ajuntamento no vilarejo representava uma ameaça, gerando uma das piores perdas de vidas de civis na guerra do Afeganistão. Leia mais.
Na Base Aérea de Langley, na Virginia, equipes monitoram o que apelidaram de "TV da Morte" -- transmissões ao vivo do Afeganistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário