quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Há 38 anos terminava a guerra do Vietnã

Agradeço a um dileto amigo por me ter lembrado esse evento.

No dia 27 de janeiro de 1973 foi assinado em Paris um cessar-fogo entre representantes do Vietnã do Norte e do Sul, e dos EUA, que deveria selar o fim da guerra do Vietnã. Um conflito sangrento, exposto na televisão como nenhum outro antes, é uma mancha indelével na história americana pelas atrocidades que ali cometeram, como vietnamitas queimados por bombas de napalm e o massacre de My Lai por soldados norte-americanos, entre outras barbáries.  Nessa guerra morreram mais de um milhão de vietnamitas e 55 mil combatentes dos EUA.

Pouco antes do fim das negociações para fechar o acordo de cessar-fogo Nixon mandou bombardear o Vietnã do Norte -- iniciado no final de dezembro de 1972, com o nome de Campanha de Natal, esse ataque desfechou um dos bombardeios aéreos mais pesados de toda a guerra. Com indiferença, o piloto de um bombardeiro B-52 descreveu assim sua missão: "É apenas uma tarefa. Outras pessoas entregam leite, eu entrego bombas".

Na prática, o cessar-fogo de 1973 não ocorreu, tanto é que no final de abril de 1975 Saigon foi tomada por tropas do Vietnã do Norte e do Vietcong. Leia mais.
Um dos bombardeiros B-52 americanos lançando bombas no Vietnã do Norte na Campanha de Natal de 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário