domingo, 16 de janeiro de 2011

Brasil cresce de importância para as montadoras de automóveis

O Brasil é hoje o terceiro maior mercado para quatro grandes grupos automobilísticos -- Ford, General Motors, Renault e Volkswagen -- e o maior para a Fiat. Com os inéditos 3,5 milhões de carros novos vendidos em 2010 o país consolidou-se como o quarto maior mercado do planeta, e tem ajudado as montadoras aqui instaladas a amenizar os problemas financeiros de suas matrizes nos EUA e na Europa.

A Fiat do Brasil ultrapassou a matriz italiana há dois anos e é a que mais vende carros da fábrica no mundo -- em 2010 foram 760,5 mil vendidos no país e, nesse período, sua participação no mercado global da empresa passou de 30,5% para 35%. Números expressivos vêm sendo registrados também para os demais fabricantes.

No setor de caminhões, o Brasil é o principal mercado para a Scania desde 2007. Os 15,4 mil caminhões aqui vendidos em 2010 corresponderam a 29% de tudo o que o grupo sueco vendeu -- em 2005 essa contribuição era de 9,9%. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário