domingo, 30 de janeiro de 2011

Antiga fábrica de fornos crematórios de Auschwitz é reaberta como Memorial

Depois de anos de abandono, e após passar por uma reforma completa, a fábrica em que foram projetados e construídos os fornos crematórios de Auschwitz foi reaberta como um Memorial, que mostra o íntimo envolvimento da indústria alemã com o assassinato em massa do Holocausto. A reabertura foi feita com uma exposição, para coincidir com o fato de que 27 de janeiro é o Dia de Lembrança do Holocausto.

A exposição mostra como a empresa Topf & Söhne, que iniciou suas atividades em 1878 como especialista em fornos industriais, equipamento para fermentação, e chaminés, logo se tornou líder em fornos crematórios. Em 1914 ela começou a fabricar fornos crematórios. A primeira encomenda desse tipo de forno à empresa pela SS foi feita em 1939, para os campos de concentação de Dachau, Buchenwald e Flossenbürg. Em 1942, o engenheiro Fritz Sander patenteou um "incinerador para cadáveres, de operação contínua, para uso em massa". Leia mais.
A fábrica de fornos crematórios, reformada e transformada em Memorial. Na fachada está escrito: "É sempre um prazer serví-lo".

Centenas de urnas feitas pela empresa para o campo de concentração de Buchenwald fazem parte da exposição permanente. As cinzas de prisioneiros que continham foram enterradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário