segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Obama apoia entrada da Índia no Conselho de Segurança da ONU

Discursando para o parlamento indiano, no terceiro e último dia de sua visita ao país, Obama fez a declaração bombástica de apoiar o velho pleito da Índia de ter assento permanente no Conselho de Segurança da ONU (hoje ocupado por EUA, China, França, Reino Unido e Rússia), arrancando aplausos entusiasmados da platéia. O outro único país a receber o suporte americano para esse mesmo objetivo foi o Japão.

A manifestação de Obama é essencialmente diplomática, porque a admissão da Índia ou de qualquer outro país no CS da ONU depende de reformas estruturais desse Conselho, ainda não claramente especificadas, que podem levar anos para se concretizarem. Foi também uma jogada política para injetar um pouco de otimismo nos resultados da viagem e nas relações indiano-americanas, ainda conturbadas pelo ostensivo apoio americano ao Paquistão. Leia mais.

Esse é o primeiro pronunciamento de Obama pós-eleições nos EUA e aqui sobre um assunto muito sensível ao Brasil, que também busca assento permanente no CS da ONU. Será interessante observar as reações de Lula e Dilma a essa jogada de xadrez do presidente americano, talvez já nos bastidores da vindoura reunião do G20 em Seul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário