sábado, 3 de julho de 2010

Tentando salvar Veneza

Dada como fundada em 421, Veneza, capital da região italiana do Vêneto, é uma cidade simplesmente inigualável sobre cujo futuro e sobrevivência pesam, recorrentemente, as previsões as mais sombrias. Sua população reduziu-se de cerca de 175 mil habitantes em 1951 para aproximadamente 60 mil em 2009, a mais baixa de sua história recente, o que levanta sérios receios sobre sua sustentabilidade, já que as hordas de turistas que a invadem ao longo dos últimos anos já superam sua população fixa.

À parte a questão acima, a cidade tem sofrido com cada vez mais frequência e em intervalos cada vez menores o fenômeno das enchentes (acqua alta), com nível de gravidade também crescente. Veneza, que está em média a 1 metro acima do nível do mar, sofreu uma cheia de 1,44 m no Natal de 2009 -- embora o recorde de 1,94 m de novembro/1966 ainda não tenha sido batido, a cidade sofreu mais de cinquenta cheias acima de 1,10 m no período entre 1996 e 2005, duas vezes mais que a média dos 50 anos anteriores.

Na tentativa de proteger mais e melhor a cidade contra essas cheias está em construção, para conclusão por volta de 2014, um caríssimo e controvertido sistema de comportas de 1,6 km de extensão composto de 78 comportas que pesam 300 ton cada uma!! Lançado há cerca de 30 anos e inteiramente às custas do governo italiano, isso está orçado em incríveis 4,7 bilhões de euros!! Contratada sem concorrência (!...), essa obra enfrenta questionamentos técnicos ainda não completa e satisfatoriamente respondidos pelo consórcio por ela responsável. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário