sábado, 31 de julho de 2010

Avanços da ciência, aqui e lá fora (IX)

  • "Brazilian Journal of Physics" passa ser publicado por editora multinacional -- essa publicação científica brasileira passará a ser publicada em 2011 pela famosa e prestigiadíssima editora alemã Springer Verlag, atestando o grau de maturidade e valorização dessa comunidade científica do país.
  • Genes transformam bactérias em fábricas de "biopetróleo" -- Cientistas de uma empresa americana identificaram em bactérias genes responsáveis pela produção de moléculas com potencial combustível, uma espécie de biopetróleo, o que abre caminho para a produção de gasolina e óleo diesel renováveis.
  • Estação científica da Ilha de Trindade está pronta -- Instalada em julho, essa estação deverá receber pesquisadores ainda este ano, dentro do Programa Arquipélago e Ilhas Oceânicas, do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O programa tem importância estratégica para o país pois, pelas leis internacionais, a ocupação humana de ilhas oceânicas garante o domínio sobre uma zona de exploração econômica de 360 km no entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário