sexta-feira, 2 de julho de 2010

"Às armas, cidadãos europeus"!, conclama o Le Monde.

Baseando-se em um dos mais famosos e retumbantes versos da Marselhesa ("Aux armes, citoyens") , o francês Le Monde em editorial de hoje conclama a Europa a armar-se "defensivamente". Isto soa a princípio como um paradoxo, principalmente na crise econômica e financeira por que passam a Europa e praticamente o mundo todo, mas é preciso lembrar os inúmeros e assustadores traumas sofridos pelos europeus em inúmeras, longas e cruentas guerras ao longo de sua história -- o passado certamente os assusta.

O jornal menciona que a maioria dos países europeus (incluindo as potências como Alemanha, França e Grã-Bretanha) destinam menos de 1,5% de seus PIBs aos orçamentos militares, ao passo que nos EUA isso vai a mais de 4%, na Rússia a mais de 5% e na China ainda mais que isto.

O uso do verso da Marselhesa me fez lembrar que, em passado recente, houve uma pesquisa, creio que na Inglaterra, que classificou o hino nacional brasileiro como o mais bonito do mundo justamente por não ter nada belicista em sua letra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário