sexta-feira, 18 de junho de 2010

O sério problema de conflitos entre castas na Índia

Um jovem casal de indianos (ele com 21 anos, ela com 19) foi torturado e assassinado nesta semana por parentes da jovem, que se opunham ao seu casamento por serem de castas diferentes. Os dois foram amarrados, espancados e eletrocutados. O caso chocou até mesmo os indianos, acostumados a sérios conflitos entre castas. Leia mais sobre este caso.

Não é incomum nas zonas rurais da Índia o assassinato de casais jovens que ousam desafiar os desejos de suas famílias, nas quais são ainda muito fortes as seculares tradições tribais e de castas.

O sistema de castas na Índia é extremamente complexo sob qualquer enfoque, e é muito difícil entendê-lo (e muito menos aceitá-lo) para os não-indianos. Em 1997 estive nesse país, em Nova Delhi, em missão da Eletrobrás, e pude ter uma noção um pouco mais exata dessa complexidade. Estranhei, por exemplo, a quantidade de empregados na embaixada brasileira, mas o que me pareceu mordomia era, na realidade, um exemplo vivo do problema de se conviver com essa questão de castas naquele país: quem mexia com a terra dos jardins era de uma casta à qual cabia esse tipo de atividade, já as atividades de copa e cozinha eram desempenhadas por pessoas de outra casta (que tinham o "direito" ou a "prerrogativa" de fazer isso, de lidar diretamente com alimentos), a limpeza dos banheiros era feita por gente de outra casta, algo inacreditável! Nos jornais de língua inglesa não se passava um dia sem pelo menos uma notícia de sérios conflitos de rua entre pessoas de castas distintas, invariavelmente com feridos graves e mesmo mortos.

Embora a Constituição indiana rejeite a discriminação com base em casta, ela persiste no país, principalmente nas áreas rurais. O sistema de castas é uma divisão social importante na religião hindu (hinduísmo), e isto ocorre não apenas na Índia mas também no Nepal e em outros países que praticam essa religião.

Originalmente as castas eram apenas quatro:
  • os brâmanes (sacerdotes e letrados),  que nasceram da cabeça de Brahma (considerado o criador do universo, Brahma é, na mitologia hindu, o mestre da tríade de deuses, que inclui Vishnu e Shiva) ;
  • os xátrias (guerreiros, com poder políticos), que nasceram dos braços de Brahma;
  • os vaixás (comerciantes, camponeses e artesãos), que nasceram das pernas de Brahma;
  • os sudras (servos), que nasceram dos pés de Brahma.
À margem dessa estrutura social havia os dalits (coveiros), mais conhecidos como párias (sem casta), que vieram da poeira debaixo dos pés de Brahma. Ao longo dos tempos as castas foram se subdividindo, e hoje chegariam à centena.

Um livro, de difícil leitura pelo conteúdo, que aborda em profundidade a questão das castas na Índia é o "Caste - Its Twentieth Century Avatar - Edited and Introduced by M. N. Srinivas" (VIKING Penguin India, 1996).

Nenhum comentário:

Postar um comentário