sexta-feira, 11 de junho de 2010

Israel sem clichês

Tony Judt é um brilhante historiador, autor e professor universitário inglês, nascido em Londres em 1948 filho de pais judeus. Leciona Estudos Europeus na Universidade de Nova Iorque e é diretor do Instituto Erich Marie Remarque dessa mesma instituição. Em 2008 foi diagnosticado como sofrendo de esclerose lateral amiotrópica, e a partir de outubro de 2009 ficou paralítico do pescoço para baixo; apesar disto, continua inteiramente lúcido e brilhante, e extremamente ativo intelectualmente.

Judt teve seu livro "Pós-Guerra - Uma História da Europa desde 1945" publicado no Brasil em 2007 pela editora Objetiva, uma brilhante e impressionante obra de 847 páginas, indispensável para quem quiser entender realmente as reais dimensões sociais e humanas da Segunda Grande Guerra. Seu livro mais recente, publicado neste ano de 2010, "Ill Fares the Land", ainda não tem título e publicação em português.

No dia 9 deste mês de junho Judt publicou no New York Times um artigo muito interessante sobre Israel ("Israel Without Clichés"), a partir do que se tem escrito e falado sobre esse país depois do sério e lamentável incidente contra uma flotilha de barcos que se dirigia a Gaza. Muito bem feito, o artigo está dividido em 6 tópicos:
  1. Israel está sendo/deve ser deslegitimizado.
  2. Israel é/não é uma democracia.
  3. Israel deve/não deve ser responsabilizado.
  4. Os palestinos devem/não devem ser rersponsabilizados.
  5. O lobby de Israel deve/não deve ser responsabilizado.
  6. Críticas a Israel estão/não estão ligadas a antissemitismo.
Vale a pena ler esse artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário