terça-feira, 22 de junho de 2010

Entrevista do comandante-em-chefe americano no Afeganistão gera crise na Casa Branca

Uma longa entrevista do general americano que comanda as forças militares no Afeganistão, Stanley McChrystal, à revista Rolling Stones que está nas bancas gerou enorme crise na Casa Branca e deixou Obama em mais uma sinuca de bico. Nessa reportagem, entitulada The Runaway General (O General Fora de Controle), McChrystal e/ou alguns de seus ajudantes mais graduados fazem críticas pesadas e pejorativas a membros do alto staff de Obama, incluindo o vice-presidente Joe Bidden (cuja sugestão de estratégia para o Afeganistão foi chamada de "míope" por McChrystal).

A irreverência e a falta de autocontrole do general e de sua equipe imediata não poupam nem autoridades estrangeiras. Ao perguntar a um ajudante quem iria participar com ele de um importante jantar em Paris, recebeu dele a resposta de que  seria um certo ministro francês "que é muito veado" ("It's fucking gay"). A missão de McChrystal nesse jantar era tentar manter a França na coalizão militar que luta no Afeganistão, já que o Canadá e a Holanda estavam pulando fora do barco, e o presidente alemão tinha caído recentemente por fazer comentários impróprios a favor daquela guerra. O perfil dessa alta autoridade militar americana retratado na reportagem é simplesmente repugnante. Leia mais sobre esta matéria.

O Washington Post de hoje  apresenta um abrangente quadro das repercussões, na Casa Branca, das declarações de McChrystal e de seu staff, e das pressões para que ele seja demitido do cargo por Obama. O presidente, que convocou o general para uma reunião em Washington sobre isso, disse que quer primeiro falar com ele pessoalmente antes de tomar uma decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário