segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vinhos brancos portugueses

Quando escrevi sobre os vinhos bebidos na recente viagem à França ("Provença e Paris: impressões etílicas de uma viagem", 21/5/10) me esqueci de mencionar dois excelentes vinhos brancos portugueses, servidos pela TAP no vôo de volta para o Rio:

  • Vinha Grande 2009 (Douro) -- primeiro vinho branco da famosa vinícola Casa Ferreirinha (produtora do legendário tinto Barca Velha), produzido com uvas brancas tradicionais da região demarcada do Douro, principalmente Malvasia Fina, Viosinho e Gouveio. Harmoniza muito bem com peixe, mariscos, cogumelos gratinados, saladas e massas, e até carnes brancas. É um vinho com estrutura que permite sua guarda.
  • Vinha da Defesa 2008 (Alentejo) -- produzido pela tradicional vinícola alentejana Herdade do Esporão com as uvas Arinto, Roupeiro e Antão Vaz. É uma excelente companhia para saladas, salmão defumado, peixe grelhado, sopas de peixe, pastas ou um prato de queijos.
Obs.: os dois vinhos acima e as uvas que os produzem confirmam a secular e bendita tradição portuguesa de dar nomes unicamente locais aos produtos e castas de sua indústria vinícola. Enquanto isso, por aqui continuamos com o velho complexo de inferioridade de dar nomes franceses à maioria dos nossos vinhos ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário