domingo, 9 de maio de 2010

Provença e Paris: impressões gastronômicas de uma viagem

A Provença é inegavelmente uma das regiões mais charmosas e interessantes da França, a ser descoberta aos poucos, em mais de uma viagem. Suas cidadezinhas medievais, seus aromas, suas cores e sua culinária compõem um quadro inesquecível. Aponto a seguir alguns destaques, positivos e negativos, da viagem que ali fiz com minha mulher de 23/4 a 03/5:
  • Melhor hotel: o Le Saint-Paul, em St-Paul-de-Vence, uma charmosa cidadezinha rodeada de muralhas do século 16 -- o hotel fica bem no centro, onde não circulam carros, o serviço é impecável e a comida das melhores (seu restaurante tem 1 estrela do Guia Michelin).
  • Bela surpresa: o restaurante Les Terraces du Bassin, debruçado sobre o rio Sorgue, no lado mais pitoresco e bonito da cidadezinha de L'Isle-sur-la-Sorgue, considerada o segundo maior centro de antiquários da França, depois de Paris.
  • A grande decepção: o restaurante La Maison Jaune, um estrelado Michelin (1*) na cidadezinha de St-Rémy-de-Provence. A decoração é pobre (o que torna o ambiente meio deprê), o cardápio é mínimo, com pouquíssimas opções, a comida apenas sofrível, e o serviço é robótico, com o calor de uma pedra de gelo.
  • Outros bons restaurantes: o La Regalido, em Fontvieille, o Maison Bru (um 2* Michelin em Eygalières), e o Château de Pizay, perto de Belleville (na região de Lyon Drôme Ardèche).
Em Paris tivemos três boas escolhas em termos de restaurantes: o Au Bon Accueil, um Bib Gourmand do Michelin (boa comida a bom preço), o Romantica Café (96 Blvd de la Tour-Maubourg, Paris 75007, tel. (0)1 44 18 36 37), de comida italiana, e o Le Chiberta (que tem 1* do Michelin). Para não perdermos o costume, fomos mais uma vez ao Les Jardins de Saint-Germain, um minúsculo e simpático restaurante na Rue du Dragon 14 (quase esquina com o Boulevard Saint-Germain, e pertíssimo dos badalados Café de Flore e do café Les Deux Magots), que faz um confit de canard p'ra ninguém botar defeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário