sexta-feira, 16 de abril de 2010

O que estão fazendo com a Ordem de Rio Branco?!

Li hoje (16/4) no O Globo, na coluna "Gente Boa" (Segundo Caderno), a seguinte notícia:
Dia das mães 
Dia 13 de abril, quando Lula estava viajando, colocaram para José Alencar assinar o decreto que admite no quadro suplementar da Ordem de Rio Branco, no grau de Grã-Cruz, a senhora Marisa Letícia Lula da Silva. Ana Maria Amorim, esposa de Celso Amorim, também conseguiu, certamente pelos mesmos serviços prestados ao país, o mérito.


Não acreditei e fui checar no Diário Oficial da União. Na edição de 14/4/10, logo na primeira página estava o Decreto de 13/4 com as tais nomeações. Ainda embasbacado, procurei conhecer melhor o que é essa tal Ordem de Rio Branco. No sítio do MRE encontra-se:

ORDEM DE RIO BRANCO
 
A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.

 CAPÍTULO IV -- DOS QUADROS, DA ADMISSÃO E DA PROMOÇÃO NA ORDEM

Art. 8º Os agraciados da Ordem de Rio Branco são classificados nos dois Quadros seguintes:

A) Quadro Ordinário, constituído pelos funcionários da ativa da Carreira de Diplomata.

B) Quadro Suplementar, constituído pelos funcionários aposentados da Carreira de Diplomata e por todas as demais pessoas físicas ou jurídicas que venham a ser agraciadas com as insígnias da Ordem.
 ....................................
§2º O Quadro Suplementar não tem limitação.

 Art 9º A admissão nos Quadros da Ordem obedece ao seguinte critério:


B) Quadro Suplementar


Grã-Cruz -- Presidente da República, Vice-Presidente da República, Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal, Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministros de Estado, Governadores dos Estados da União e do Distrito Federal, Almirantes, Marechais, Marechais-do-Ar, Almirantes-de-Esquadra, Generais-de-Exército, Tenentes-Brigadeiros, Embaixadores estrangeiros e outras personalidades de hierarquia equivalente.

Aí minha cuca fundiu de vez! Qual terá sido o contorcionismo de raciocínio, que não o da subserviência, do puxa-saquismo e do desprezo pelos valores de cidadania, que permitiu agraciar com essa Ordem a Primeira-Dama mais ociosa e mais opaca de que se tem notícia, e a esposa do Ministro das Relações Exteriores?!! Quer dizer que ser casada com figurão (não por conteúdo, mas por cargo e função) é requisito básico para obter a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco?!!! Essas duas figuras ficariam sem dúvida muito melhor posicionadas se homenageadas pela LIESA, a Liga das Escolas de Samba, patrocinada e gerida por outros figurões, os bicheiros.

PS - Na pesquisa sobre os agraciados com a Ordem de Rio Branco encontrei, no dia 16/4, na Seção 1 do DOU, no grau de Grande Oficial, o Sr. Josué Christiano Gomes da Silva, Presidente da Companhia de Tecidos Norte de Minas (COTEMINAS), empresa esta de propriedade do Vice-Presidente da República ... Aí concluí de vez que essa Ordem é arroz de festa, não tem nenhum pedigree. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário