domingo, 4 de abril de 2010

Nova frente de atrito EUA-China: o valor do yuan frente ao dólar

Os EUA estão indecisos quanto a medidas mais drásticas contra o que é considerado uma política de manipulação cambial da China com sua moeda, o yuan, em relação ao dólar e outras moedas. No entanto, cresce a pressão em setores do governo e do Congresso americanos para que se tomem medidas fortes contra a política cambial chinesa -- o yuan estaria artificialmente desvalorizado em 40% em relação ao dólar, o que favorece fortemente a China no comércio internacional, especialmente em relação aos EUA, o que estaria impedindo, entre outros aspectos, a recuperação/criação de empregos para os americanos.

Os chineses reagiram energicamente à hipótese de serem tachados de "manipuladores cambiais" e sofrerem sanções dos americanos por isso, argumentam que sua política cambial é assunto interno deles e que os EUA sairão perdendo se decidirem entrar em uma "guerra comercial". Vejam mais detalhes no artigo abaixo do Washington Post de hoje (04.4.10):

U.S. avoids Chinese currency battle

By Howard Schneider
The Obama administration postponed a decision Saturday on whether to brand China a currency manipulator, skirting a public confrontation by announcing plans to instead pursue broader discussions about how best to secure a global economic recovery.


Nenhum comentário:

Postar um comentário